Trabalhos Científicos


Data limite para recebimento de resumos: 13/03/2024
Divulgação do resultado da avaliação: 16/04/2024




I - Instruções para submissão de trabalhos

Para submeter os trabalhos é necessário que o autor responsável pela submissão do resumo esteja inscrito no evento. Não é necessário efetuar o pagamento no momento da inscrição. Isso poderá ser feito após a divulgação do aceite do seu resumo. Os demais autores que se inscreverem no congresso não deverão reenviar o trabalho já inscrito.

 

Os trabalhos poderão ser estudos clínicos, estudos experimentais, estudos envolvendo cirurgia da epilepsia, ou relatos de casos. Os melhores trabalhos concorrendo a cada um dos prêmios serão apresentados oralmente, os demais trabalhos aprovados serão expostos na forma de pôster eletrônico.

O envio do trabalho é exclusivamente via site do congresso.

 

Para submeter um trabalho, proceda da seguinte maneira:

1) Acesse a área restrita, fornecendo seu login e senha cadastrados durante a inscrição. Novos menus serão exibidos. 
2) Clique no menu [Meus Trabalhos].
3) Siga as instruções da tela para acessar o formulário de submissão de trabalhos. Preencha todos os campos do formulário online.
4) Antes de submeter o trabalho, revise, com atenção. Eventuais alterações serão permitidas somente até o prazo final de envio.
ATENÇÃO: O autor responsável pela submissão deverá preencher todos os campos no formulário online. Todas as comunicações referentes ao trabalho científico serão enviadas somente a esse autor pelo e-mail cadastrado e ele(a) deverá encarregar-se de repassar aos coautores.
5) Escolha a categoria de preferência:

  • Estudos experimentais concorrendo ao Prêmio Aristides Leão
  • Estudos clínicos concorrendo ao Prêmio Cesare Lombroso
  • Estudos envolvendo cirurgia da epilepsia concorrendo ao Prêmio Paulo Niemeyer
  • Trabalho científico concorrendo ao Prêmio Jovem Pesquisador
  • Relato de caso ou trabalho científico para pôster eletrônico

6) Ao finalizar a submissão dos trabalhos, clique no botão "Desconectar".
7) Após a submissão, será enviado um e-mail automático para o responsável pelo trabalho (quem o submeteu), confirmando as informações cadastradas. Verifique se todas estão corretas. Caso não estejam, você deve acessar sua área restrita e efetuar as alterações pertinentes (o que poderá ser feito até a data limite para submissão).
8) Caso não receba o e-mail automático no mesmo dia confirmando o envio, o trabalho pode não ter sido enviado corretamente. Nesse caso, entre em contato pelo HelpDesk informando o evento e o problema ocorrido. Não esqueça de conferir o seu spam.
9) Para novos acessos a web, basta informar LOGIN e SENHA. Caso tenha esquecido, utilize a opção "Lembrar Senha".



II - Instruções para preparação de trabalhos

• O título deve ser conciso e refletir o estudo a ser apresentado, com limite de 250 caracteres. 

• O corpo do texto não deve exceder 2.500 caracteres com espaços (não inclui título e autoria/filiação).

• Os trabalhos poderão ser resumos ou relatos de casos.

• O trabalho científico (estudos experimentais, estudos clínicos, estudos envolvendo cirurgia da epilepsia) deverá ser digitado em corpo único, sendo sugerido para o autor seguir a sequência: Introdução, Objetivo, Método, Resultados e Conclusão.

• O relato de caso deverá ser estruturado em: Apresentação do Caso, Discussão e Comentários Finais. Considerando que os relatos de casos contribuem de modo importante para a troca de experiência entre os profissionais, a Comissão recomenda que sejam enviados apenas relatos de casos comuns com evolução atípica ou de casos realmente raros, que tenham importante relevância.

• A instituição ou instituições onde o trabalho foi realizado, assim como os nomes dos autores, NÃO devem ser mencionadas no corpo do texto.

• O conteúdo do resumo deve estar relacionado ao tópico escolhido.

• Não inclua no trabalho imagens (materiais fotográficos, exames de imagem, etc.), gráficos ou tabelas. Estes devem ser inseridos somente no material que será apresentado no congresso.

• Deverão ser informadas até 3 palavras-chave.

• Não deverão ser incluídas referências bibliográficas na submissão eletrônica. Sugere-se que os autores se abstenham do uso de abreviaturas.

• Resultados baseados em afirmações como “resultados serão apresentados” e ou “dados serão analisados” não serão considerados. Estes devem ser expostos de modo mais claro possível e as conclusões devem ser baseadas nos dados apresentados. Neste caso, se é um estudo em andamento, por exemplo, os autores devem apresentar resultados preliminares. Do mesmo modo, não serão aceitos resumos cujos resultados, de um mesmo trabalho, estejam pulverizados em diferentes resumos.

• Relatos de casos sem clara originalidade e relevância que justifiquem sua apresentação não serão aceitos.

• Também serão recusados trabalhos que conste apenas revisão da literatura.

• Nomes comerciais não são permitidos, apenas os nomes genéricos dos medicamentos escritos em letras minúsculas.



III - Informações importantes

• O trabalho deve ser enviado apenas em inglês e é fundamental que a escrita esteja gramaticalmente correta, caso contrário, poderá ser motivo de recusa. Trabalhos submetidos em outros idiomas não serão aceitos.

• O prazo para submissão dos trabalhos é: 13/03/2024.

• O resultado será divulgado na área restrita do autor, no menu “Meus Trabalhos” no dia 16/04/2024.

• Cada autor poderá ser responsável por no máximo 2 (dois) trabalhos submetidos. 
• Cada trabalho poderá conter, no máximo, 10 (dez) autores no total. Insira os autores na ordem desejada. Há um campo específico para o autor principal e um espaço para o preenchimento dos demais coautores.

IMPORTANTE: O(a) apresentador(a) também deve estar incluído(a) na lista de autores.

• O responsável pelo envio do trabalho, após obter a aprovação deste, precisa confirmar o pagamento de sua inscrição até 22/05/2024. A apresentação deverá ser feita por aquele indicado quando da submissão do trabalho. Se não for possível, outro autor do trabalho deverá realizar a apresentação, desde que esteja inscrito no evento e tenha efetuado o pagamento da taxa de inscrição.  A modificação deve ser avisada à Comissão Científica até o dia 31/05/2024, entre em contato pelo HelpDesk informando a necessidade da troca.

• Para receber o certificado do seu trabalho após o evento, um dos autores listados deve estar cadastrado e ter participado do evento, desde que atenda ao critério de limite de trabalhos por inscrição informado abaixo.

• Será emitido apenas 01 (um) certificado por trabalho apresentado. Os certificados de trabalhos serão emitidos de forma online seguindo a ordem cadastrada de autores.

• Atenção: todos os materiais produzidos sobre os trabalhos (anais, certificado, dentre outros) serão reprodução fiel das informações submetidas pelo autor. Salientamos que as informações fornecidas são de inteira responsabilidade do autor que submete o trabalho e não será possível realizar alterações de qualquer tipo após a data limite de submissão, incluindo grafia do título, resumo ou autoria.

• Os valores com desconto respeitarão as datas da tabela ‘Taxas de inscrição’ disponível no site do evento. Para garantir o pagamento com desconto é preciso respeitar as datas descritas nessa tabela. Não haverá ressarcimento dos valores de inscrição pagos em casos de desistência ou ausência no Congresso.

• O autor principal poderá optar sobre a forma preferencial de apresentação do trabalho. Entretanto, a Comissão Científica reserva-se o direito de alterar esta escolha.

• A decisão final da comissão avaliadora é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista. Os trabalhos que não forem aceitos para apresentação oral, podem ser apresentados via pôster e os autores serão informados desta decisão.

• A Comissão Científica reserva-se ao direito de recusar trabalhos, sem informar os motivos da recusa.

• Ao submeter os trabalhos, os autores assumem o cumprimento das legislações e normas éticas que regem a pesquisa com seres humanos e animais, incluindo-se a aprovação pelos Comitês de Ética em Pesquisa e de Ética Clínica em Pesquisa em Animais.

• A Comissão Organizadora e a Comissão de Trabalhos Científicos e Prêmios do congresso não se responsabilizarão pelo conteúdo dos pôsteres, sendo isso de inteira responsabilidade dos autores, assim como não se responsabilizarão pelos custos de transporte, hospedagem ou quaisquer outros relacionados com a apresentação dos trabalhos.

• O envio do resumo representa um compromisso do(s) autor(es) de apresentar o trabalho, se aceito, durante o congresso.

 



IV - Temas

» CIRURGIA DE EPILEPSIA
» COMORBIDADES PSIQUIÁTRICAS
» CORMORBIDADES COGNITIVAS
» DIETA CETOGÊNICA
» EPILEPSIA E SONO
» EPILEPSIA NA INFÂNCIA
» EPILEPSIA NA MULHER
» EPILEPSIA NEONATAL
» EPILEPSIA NO ADULTO
» EPILEPSIA NO IDOSO
» ESTADO DE MAL
» GENÉTICA EM EPILEPSIA
» NEUROFISIOLOGIA CLÍNICA
» NEUROIMAGEM EM EPILEPSIA
» NEUROMODULAÇÃO
» PESQUISA BÁSICA EM EPILEPSIA
» SUDEP E EPILEPSIA


V - Instruções para autores de trabalhos aprovados - APRESENTAÇÃO ORAL

  • A apresentação oral deverá ser feita em 10 minutos, havendo mais 05 minutos para discussão.
  • As apresentações orais poderão ser em inglês ou em português.
  • O apresentador deve preparar sua apresentação através de slides (PowerPoint) e comparecer com antecedência de 2 horas ao Mídia Desk/ Sala VIP para salvar o arquivo no sistema usando um pen-drive.
  • O autor apresentador deverá elaborar a apresentação, que deverá conter: Introdução, Material e Métodos, Resultados/Discussão, Conclusão. Figuras, tabelas e gráficos são bem-vindos.
  • O uso do slide padrão do evento para elaborar a apresentação é opcional. Para fazer o download do template oficial, clique aqui: [TEMPLATE EM PORTUGUÊS] ou [TEMPLATE EM INGLÊS].
  • Caso nenhum dos autores compareça ao evento, a apresentação será cancelada e não será emitido o certificado.
  • As apresentações serão avaliadas por membros designados pela Comissão Científica, com expertise na área temática.
  • Informações sobre dia e horário da apresentação estarão disponibilizados na área restrita do autor responsável pelo envio através do menu [Meus Trabalhos] e previamente estipulado no programa científico do congresso.
  • A Comissão organizadora do Congresso não será responsável pelos custos de inscrição, transporte, hospedagem ou outros custos gerados para apresentação de trabalhos. 
  •  A data e horário da apresentação é determinado pela Comissão de Trabalhos Científicos e não é possível solicitar a alteração da data de participação.


VI - Instruções para autores de trabalhos aprovados - PÔSTER ELETRÔNICO

  • O envio do pôster eletrônico deverá ser feito pelo seguinte link de submissão: [EM BREVE].
  • Prazo de envio: até 29/05/2024 - O sistema ficará aberto até as 23:59 - Horário de Brasília.
  • As instruções para a confecção e envio do pôster eletrônico estão todas sinalizadas no link acima. Os trabalhos aprovados ficarão em exposição durante todo o período do congresso. 
  • A emissão do certificado eletrônico é condicionada ao envio do slide do pôster eletrônico e a participação no evento do autor responsável.
  • Em virtude do formato de apresentação, todos os trabalhos que foram aprovados e que os autores enviaram o PDF pelo site conforme as normas, ficarão em exposição nos totens eletrônicos durante todo o período do evento. Não é necessário imprimir o banner.
  • Durante o congresso, os participantes poderão acessar todos os pôsteres aprovados em qualquer um dos totens disponíveis. Os resumos podem ser encontrados por ID, título e assunto. Cada resumo tem um link para acessar o arquivo do pôster.
  • ATENÇÃO: O código (ID) do trabalho fica no menu [MEUS TRABALHOS] do autor responsável pela submissão.
  • O autor ou coautor, que submeteu previamente o resumo através do site, é responsável pela entrega pontual e formato adequado. A organização do congresso não se responsabiliza por arquivos entregues fora do prazo estabelecido ou com problemas de formatação.
  • Após o congresso, o certificado eletrônico do trabalho aprovado será disponibilizado ao autor responsável pela submissão do trabalho no site (mediante participação no evento e exposição do trabalho).


VII - Premiações

Serão ofertados 4 prêmios em nome dos pesquisadores. Sendo eles:

  • Prêmio Aristides Leão (Estudos experimentais)
  • Prêmio Cesare Lombroso (Estudos clínicos)
  • Prêmio Paulo Niemeyer (Estudos envolvendo cirurgia da epilepsia)
  • Prêmio Jovem Pesquisador

 

Os prêmios oferecidos contemplam entrega de certificado.

O prêmio será conferido para o autor que submeteu o trabalho e que será o responsável pela apresentação dele.

O certificado de trabalho premiado constará o nome do trabalho e o nome de todos os autores. O prêmio é pelo trabalho. Os prêmios serão entregues durante o congresso.

Para concorrer ao prêmio Jovem Pesquisador, o autor candidato deverá ter no máximo 40 anos.



VIII - Publicação

Todos os trabalhos aprovados serão publicados em suplemento especial da revista Journal of Epilepsy and Clinical Neurophysiology (ISSN 1676-2649).



IX - Certificados

Após o congresso, os certificados eletrônicos referentes aos trabalhos serão disponibilizados no site do evento. Para imprimir ou fazer o download do PDF, o congressista deverá acessar a área “Certificados”, localizada na página inicial do congresso, inserir o e-mail cadastrado e preencher a “Pesquisa de Satisfação”.

Importante: os certificados não são enviados diretamente para o e-mail do congressista.

• Será emitido um certificado de trabalho aprovado contendo o título do trabalho, a modalidade aprovada e o nome de todos os autores, seguindo a ordem cadastrada no momento da submissão. Este certificado será disponibilizado ao autor responsável pela submissão do trabalho, é válido para todos os autores e poderá ser compartilhado pelo autor responsável pelo trabalho.

• Pelo menos um dos autores deverá estar inscrito e comparecer ao evento para receber o certificado de trabalho aprovado posteriormente.

• Com exceção dos trabalhos selecionados para premiação, caso o autor responsável pela submissão do resumo não tenha comparecido ao evento, um dos coautores que compareceu ao evento pode solicitar a transferência do certificado através do “Help Desk” do site do congresso.

• É necessário respeitar o limite máximo de 2 trabalhos submetidos por inscrito.

• Será emitido um certificado de apresentação do trabalho, contendo o título do trabalho, a modalidade aprovada e o nome do apresentador. Caso o apresentador do trabalho seja diferente do informado no ato da submissão, a alteração deverá ser solicitada através do “Help Desk” do site do congresso.



Local do Evento



VIASOFT EXPERIENCE - CURITIBA
R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300
Cidade Industrial de Curitiba, Curitiba - PR, 81280-330





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